Capa para Livros

Cutucando Visitando o site DESDOBREI, encontrei um diagrama feito pelo Norberto Kawakami para fazer uma capa de livro.

Pensei: “HÁ! Encontrei a solução para todos os meus problemas!!!”

Todos é exagero, mas sempre quis encontrar uma maneira prática de encapar os meus livros.

Fiquei super animada e resolvi testar em dois livros que estou levando na mochila bolsa. Um deles é pesado grosso (1031 p.) e o outro é mais fininho (330 p.).

As capas ficaram assim:

Escolhi usar cartolinas porque é mais barato o papel deve ter o tamanho e a gramatura maiores do que os do papel A4, pois a capa deve ser resistente.

No diagrama há uma fórmula explicando qual deve ser o tamanho do papel que será usado (pois o tamanho varia de acordo com o livro).

Para quem não se dá muito bem com a linda matemática, vou mostrar como fiz o cálculo de um dos meus livros. Se você não se encaixa nesse grupo, pule esta parte :D

Cálculo do Tamanho do Papel:

ALTURA do papel: (1,5 x altura do livro)

LARGURA do papel: (altura do livro + 2 x largura do livro + grossura)

No meu caso, o livro mais grosso tinha aproximadamente 23,8 cm de altura; 16,4 cm de largura; e 5 cm de grossura. Então o cálculo ficou:

   Altura: (1,5×23,8) -> 35,7               e      Largura: (23,8+2×16,4+5) -> 61,6

Logo, o tamanho do papel foi: 35,7 cm x 61,6 cm

Este slideshow necessita de JavaScript.

Então é isso. usando esta capa você pode fazer desenhos ou colagens na capa de papel sem se preocupar em estragar a capa original do livro (Sim. Eu não gosto de estragar a capa original usando papel contact. E se algum dia eu sentir saudades dela?) e trocar sempre que desejar porque, apesar da capa se fixar muito bem, ela também é fácil de tirar.

=> O diagrama é fácil de dobrar, não precisa de cola (Ufa!) e a melhor parte é que o livro fica com duas “abinhas”, onde você pode colocar papeis.

Diagrama Aqui: http://origami.em.blog.br/archives/capa-de-origami-para-livro/

Qualquer dúvida é só perguntar!

PS: Sim. O livro de capa branca é da Biblioteca Demonstrativa (eu recomendo!). O livro não é meu então é duas vezes mais importante encapá-lo, não é mesmo? \o>

Até a próxima!

Tayskami

Publicado em 18 de agosto de 2012, em Capa de livros, Origamis Variados e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. Bacana que gostou das capas feitas em origami. Eu gosto bastante, pricipalmente dos bolsos laterais que dá para guardar coisas como marcador de livros e lembretes…

    abraço

    • Olá Norberto!

      Que honra ter o comentário do dono do diagrama aqui no post :D

      Adorei as capas! É uma solução fácil, rápida e econômica.

      Acho que vou fazer com todos os livros que uso frequentemente.

      Abraços!

  2. Oi Tayskami, aqui não deu muito certo não… acabei chegando em outro modelo de capa… é possível gravar um vídeo?
    Agradeço,
    Carol

    • Olá Carol!

      Eu também achei o diagrama um pouco complicado no início, mas depois de olhar a foto do Norberto (e matutar muito) consegui montar :D

      Bem, minha câmera não é muito boa… Mas vou tentar sim fazer um vídeo \o>

      Obrigada pela visita!

  3. Muito Grataaaa Tayskami … estou aqui me batendo pra fazer isso kkkkkkkk quero resolver PARTE dos meus problemas tbm kkkkkkkkkkkk
    Carol.

    • hahaha Compartilho 100% dos seus sentimentos :D

      Essas capas são uma “mão na roda”!

      Pode deixar! Estou sem muito tempo (“final” que deveria ser o início de semestre na universidade…), mas vou tentar fazer o vídeo. \o>

      Abraços da
      Tayskami

  4. Olá,
    A minha capa não está dando muito certo, como interpreto o 0,5H???

    bjs

    • Olá Del!

      Você está com dúvidas em relação ao tamanho ou a como dobrar?

      1. Em relação ao tamanho, 0,5 H equivale à metade do tamanho da altura do livro.

      2. Em relação à dobra, aqui vão algumas recomendações: \o/

      a) Faça um risco no local em que a distância entre a extremidade do papel e o risco é de 0,5H
      b) Dobre em cima do risco em “dobra montanha” (colocando o papel para o lado oposto) nos dois lados indicados
      c) Depois dobre essa “abinha” mais uma vez na metade em “dobra vale”

      Espero que tenha ajudado :D

      Vou tentar fazer um vídeo ou um passo-a-passo com fotos para auxiliar nas dobras desse diagrama ^^

      Abraços
      Taysk

Deixe um comentário

